UAPI é instalada na Terra Indígena Mamoadate, no Acre

Com o avanço do coronavírus nos territórios indígenas, e o grande número de mortes por complicações no sistema respiratório, nos deparamos com o desafio de apoiar a construção das enfermarias de campanha nas aldeias.

Publicada em: 13/08/2020 às 02:00

As chamadas Unidades de Atenção Primária Indígena (UAPIs) estão sendo instaladas em aldeias estratégicas em diversas regiões da Amazônia, para atender casos de síndrome gripal de baixa e média complexidade, com ambientes adaptados às necessidades dos povos indígenas.

Em uma parceria entre COIAB, DSEI Alto Purus, Expedicionários da Saúde[/url], Greenpeace e WWF Brasil[/url], acaba de ser instalada uma UAPI na aldeia Jatobá, na Terra Indígena Mamoadate, no estado do Acre, na fronteira com o Peru.

Cada UAPI é composta por concentrador de oxigênio, cilindro de 50 ml de oxigênio, acessórios de oxigenoterapia, Kit de válvulas e fluxometros, gerador a diesel, colchão inflável, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros itens.

A unidade atenderá 16 aldeias onde vivem cerca de 1200 indígenas dos povos Manchineri e Jaminawa. Na Terra Indígena Mamoadate já são 52 casos confirmados da Covid-19. A situação é também preocupante pelo fato desta área ser habitada por grupos indígenas isolados, conhecidos como Mashco, e muito mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas.


Seguimos na luta pela vida dos nossos parentes!