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O Centro Amazônico de Formação Indígena
Lideranças Indígenas Formadas
Formações em 2006 nos 9 estados da Amazônia Brasileira em Gestão Ambiental, Gestão Territorial e Gestão de Projetos
Lideranças Formadas
Curso Gestão Pública para Lideranças Indígenas, espaços de governo, nos territórios e da Coiab
Lideranças Formadas
Curso de Mudanças Climáticas, Carbono e Redd+
Lideranças Formadas
Funcionamento do Estado Brasileiro
Conselheiros da Coiab
Formação em Governança Institucional da Coiab/Formação de Conselheiros
Conheça a equipe
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Gracinha Manchineri
Gerente
Auricélia Arapium
Articuladora Política de Gênero CAFI
Dineva Kayabi
Técnica
Wauana Manchineri
Agente de Projetos de Gênero
O Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI) nasceu, em 2006, com o objetivo de proporcionar formação política e técnica para líderanças indígenas da Amazônia brasileira.
Mais de 100 lideranças passaram pelo Cafi, que ficou ativo até o ano de 2011. Em 2022, a Coiab retomou o Cafi para seguir fortalecendo líderes indígenas na luta por direitos junto às organizações do movimento indígena.
Vários parentes que hoje atuam como gestores públicos e ocupam cargos de coordenadores, técnicos e gerentes dentro das organizações indígenas receberam formação do Cafi.
O Cafi proporciona, para além de cursos técnicos, formação política para lideranças de diferentes povos. As vivências, as experiências e intercâmbios contribuem para a construção de diferentes metodologias de formação, que promovem as interações necessárias para o fortalecimento da atuação das lideranças indígenas.
“Retomamos um antigo sonho de qualificar as lideranças e os jovens indígenas no planejamento e gestão dos territórios indígenas, além de questões legais que envolvem os direitos e o Estado brasileiro”
Toya Manchineri, Coordenador Geral da Coiab
Objetivos do CAFI
Organizar e desenvolver processos de formação política, técnico e ideológico de lideranças indígenas, dirigentes de organizações e quadros das organizações que contribuem para o movimento indígena em toda a sua diversidade, e que possa contribuir para a transformação social com um horizonte para a construção do bem viver e viver bem dos povos indígenas.
Fortalecer as organizações indígenas a partir da apropriação do conhecimento científico historicamente socializado, baseado numa ciência de característica anticolonial.
Desafios
Formação de lideranças indígenas que se adaptam e respondem às estratégias atuais do movimento indigena baseadas nas realidades impostas, com evidências, para prevenir, mitigar e responder aos riscos que passam os povos indígenas.
Formação de lideranças indígenas aptas a gerenciar conflitos e com isso ser uma liderança da contemporaneidade, tornando as organizações em espaços de ocupação técnica e política, por meio de suas ações capazes de responder de forma estratégica os desafios atuais;
Formar lideranças que valorizam mais o coletivo e menos o individual, que saibam agregar e valorizar o pensamento e as ideias de outras pessoas, que tenham a capacidade de tomar decisões e liderar com confiança, sejam capazes de serem propositivos e lideranças com uma nova visão, considerando tanto a cultura da assertividade individual, quanto a cultura da solidariedade grupal.
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Metodologia
A metodologia do CAFI baseia-se em três pressupostos:
![](https://i1.wp.com/coiab.org.br/wp-content/uploads/2024/03/icone-1.png)
1. O CAFI é resultado da luta do movimento indigena e como tal, terá como base a luta dos povos indígenas em seus processos de construção;
![](https://i3.wp.com/coiab.org.br/wp-content/uploads/2024/03/icone-3.png)
2. Aporte teórico e práticas pedagógicas já desenvolvidas e sistematizadas a partir das experiências de formação já existentes;
![](https://i1.wp.com/coiab.org.br/wp-content/uploads/2024/03/icone-2.png)
3. Contribuições de estudos realizados por teóricos e que vão sustentar o processo e os princípios de formação, balizando a formação para tomada de consciência. Que trazem como base o currículo da transformação social.
Método
Antes
Formação em Manaus, lideranças ficavam 1 mês e aplicavam o conhecimento em seus territórios.
Depois
Formação presencial nos territórios, Formação EAD e Pesquisa Aplicada para construção de indicadores voltados para subsidiar as políticas de Educação, Saúde e Clima e economia indígena.
Tempo Presencial e Tempo Comunidade (Território, organizações indígenas e espaços de governo)
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