A Coiab, em parceria com Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena[/url] e Expedicionários da Saúde,[/url] leva material para instalação de uma UAPI – Unidade de Atenção Primária Indígena, para a Aldeia Kumarumã, na Terra Indígena Uaçá, no Oiapoque (AP), a 590km da capital. Com o avanço da Covid-19 nos territórios e o grande número de mortes por complicações no sistema respiratório, a necessidade agora é apoiar a chegada de oxigênio nas aldeias.
Do munícipio de Oiapoque até a Aldeia Kumarumã, foram cerca de 5 horas de barco, levando todos os equipamentos necessários para instalação de uma UAPI: concentradores de oxigênio, cilindros de oxigênio, acessórios de oxigenoterapia, Kit de válvulas e fluxometros, gerador a diesel, colchão inflável e equipamentos de proteção individual. A nova unidade irá atender uma média de 385 famílias que residem na Aldeia Kumarumã. Esta iniciativa faz parte do “Plano de ação emergencial de combate ao avanço ao Coronavírus e de tratamento entre os Povos Indígenas da Amazônia Brasileira”, construído pela Coiab com sua rede de organizações de base, desde o inicio da pandemia, em março de 2020, e atualizado neste mês.
Através da mobilização e da atuação conjunta com lideranças e organizações indígenas parceiros, apoiadores e técnicos da Saúde Indígena, busca-se evitar casos de surto da doença nas terras indígenas e a diminuição do fluxo de deslocamento dos indígenas para o tratamento nos centros urbanos. Já foram instaladas UAPIs em diversas áreas da Amazônia, como as TIs Alto Rio Negro (AM), Parque do Tumucumaque e Paru D`deste (AP/PA), Munduruku (PA), entre outras.
Seguimos na luta pela vida dos nossos parentes!