A Amazônia está em chamas e nós, povos indígenas, estamos cada vez mais afetados por incêndios criminosos em nossos territórios. Para enfrentar essa situação, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) construiu o Plano de Ação Emergencial de Combate às Queimadas ilegais em Terras Indígenas da Amazônia Brasileira, que será lançado hoje, dia 24/09, às 18h, em uma live transmitida nas redes sociais.
Em 2019, a COIAB analisou a situação do fogo nas Terras indígenas, lançou campanha e articulou apoio para contribuir no combate ao fogo ruim e disponibilizou recursos para as brigadas indígenas e guardiões florestais. Neste ano, iniciamos as ações no começo da estiagem com a construção de um sistema de monitoramento, o planejamento das ações e o apoio nas atividades de prevenção e combate em algumas regiões.
Neste contexto, o Plano foi construído visando apoiar as organizações de base da COIAB em ações para reduzir a incidência de queimadas nos territórios indígenas, implementando medidas preventivas e protetivas de combate ao fogo com ações de curto, médio e longo prazo.
Entre os seus objetivos está a realização de um diagnóstico para detectar as áreas prioritárias para as ações, além de apoiar os parentes brigadistas indígenas com insumos e infraestrutura, e também com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar o contágio da Covid-19. Pretende ainda capacitar indígenas para ações de prevenção e uso de equipamentos, bem como exigir que as ações do governo federal sejam efetivas no combate aos incêndios criminosos nos territórios indígenas.
Na live, também será lançado o aplicativo Cô, que significa água na língua indígena Mēhī jarkwa, do povo Timbira. O app foi desenvolvido pela COIAB, com apoio da Land is Life[/url], para disponibilizar um histórico de mapas diários de queimadas, desde o dia 1 de julho de 2020, para 79 terras indígenas da Amazônia brasileira que têm registro da presença de povos em isolamento voluntário, e de brigadas indígenas formadas com apoio do Prevfogo/Ibama.
O Cô busca auxiliar as comunidades indígenas na localização de queimadas que não tenham relação com as práticas tradicionais, e sim com as atividades ilícitas como garimpo, desmatamento, extração de madeira e caça. Pode ainda ajudar a prevenir incêndios descontrolados, dando subsídios para que os indígenas alertem os órgãos ambientais.
Mário Nicácio, vice coordenador da COIAB, explica: “Queremos apoiar os parentes indígenas no árduo trabalho de combater o fogo criminoso em seus territórios. Muitas vezes estão longe das suas aldeias, em precárias bases de acampamento, e precisam de apoio quando ocorrem grandes incêndios. Com este plano, vamos intensificar nossas ações organizadas de combate às queimadas na Amazônia brasileira”.
Baixe o Plano de Ação Emergencial de Combate às Queimadas ilegais em Terras Indígenas da Amazônia Brasileira aqui[/b].[/u]
Baixe o aplicativo aqui[/b].
Povos indígenas organizados no monitoramento e no combate às queimadas na Amazônia
Data: 24/09/2020 (hoje)
Horário: 18h (horário de Brasília)
Transmissão: https://www.facebook.com/coiabamazoniaoficial