Movimentos indígenas, por Nara Baré

A líder indígena conversou sobre os desafios enfrentados

Publicada em: 04/12/2018 às 17:06

Uma das criadoras da Coiab e presidente da organização indígena, Nara Baré, foi entrevistada em maio de 2018, pelo Coletivo 105 Comunicação, durante um evento no Amazonas. Nessa data, a presidente esteve presente na terra indígena Capira Kanakuri, na assembleia realizada pela Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (Focimp) que reuniu 23 povos distintos.

Nara conversou com a equipe que estava gravando um documentário durante o evento e comentou sobre a importância dos movimentos indígenas, as articulações e os desafios enfrentados como os da Coiab, leia um trecho:

“O intuito de fortalecer a luta pela terra, terra envolve tudo, saúde, educação, bem viver e as organizações indígenas existem para fazer pressão política. Só que para isso precisamos de recursos financeiros e esse é o grande desafio de fazer a organização indígena potencializar sua parte política. Além de também entender um pouco de gestão.
Você (representante dessas associações) acaba lidando um pouco com recursos, sendo eles públicos e de terceiros.

Nós, por exemplo, já tivemos vários problemas com grandes organizações, como foi o projeto da Funasa, que não deu certo porque acharam que não tínhamos uma boa gestão. E não é porque não sabemos gerir, é que não conhecemos legislação, essas questões não fazem parte do nosso mundo, mas é com erros que se aprende e assim vamos avançando nesse sentido.

Então, hoje o próprio movimento indígena se vê nessa necessidade dos nossos coordenadores não serem só políticos, mas de que eles também precisam saber dessa parte técnica”, finalizou.

A Coiab, é fruto da iniciativa organizações indígenas e esse ano ela completou 29 anos de existência.