Lideranças indígenas participam de curso Formação do Estado Brasileiro e Incidência Política

Publicada em: 31/10/2023 às 19:42

Texto: Nailson Almeida | Fotos: Nailson Almeida e Mayla Karajá

O Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), realizou, de 23 a 27 de outubro, o curso sobre Funcionamento do Estado Brasileiro e Incidência Política — Módulo II, em parceria com o WWF Brasil.

O evento ocorreu em Brasília e reuniu 22 representantes de organizações de base da Coiab, dos nove estados da Amazônia. No primeiro dia de curso, os líderes indígenas discutiram sobre políticas públicas, educação, saúde e outras pautas prioritárias para os povos indígenas. As demandas de cada estado foram colocadas em documento entregue para os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

O vice-coordenador geral da Coiab, Alcebias Sapará, ressaltou a importância estratégica do curso. “A formação em incidência política é fundamental para que nossas lideranças estejam capacitadas para dialogar com os governantes e políticos com o poder de decidir sobre pautas indígenas. Estamos prestes a lutar mais uma vez contra o Marco Temporal, então aproveitamos esse curso para conversar com deputados e secretários de ministérios para impedir que ocorra esse genocídio institucionalizado”, afirmou.

Durante todos os dias, as lideranças indígenas estiveram cumprindo agendas no Congresso Nacional e em outras repartições públicas. No encontro com a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) e com o representante da também deputada Juliana Cardoso (PT — SP), na Comissão da Amazônia dos Povos Originários e Tradicionais (CPovos), apresentaram demandas como: a retomada do projeto de lei para a criação de cotas específicas para os povos indígenas em concursos públicos, partidos políticos e também na Polícia Federal, para monitoramento dos territórios.