Em reunião com lideranças das regiões de base, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) encaminhou ao presidente eleito, Lula, uma carta com a indicação da deputada federal Joênia Wapichana para o Ministério dos Povos Indígenas.
Na carta, as lideranças ressaltam as contribuições de Joênia durante o mandato na Câmara dos Deputados, em que atuou fortemente na articulação da Frente Parlamentar em defesa dos Direitos Indígenas e no enfrentamento à COVID-19.
O último pleito contou com a contribuição dos cidadãos indígenas, que confiaram em Lula para uma retomada dos caminhos democráticos no Brasil. Ainda, nesse pleito, três deputadas federais indígenas foram eleitas, dentre elas, Sônia Guajajara, representante da Amazônia.
No contexto do Congresso Nacional, a presença de Sônia e das demais deputadas será de suma importância para propor e defender pautas que interessam aos povos indígenas, e barrar propostas que são nocivas às comunidades.
A Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul) também manifestou apoio a Joênia Wapichana para o cargo de Ministra dos Povos Indígenas, e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) apresentou uma lista tríplice ao presidente Lula, composta por Joênia Wapichana, Sônia Guajajara e Weibe Tapeba.
Leia a carta na íntegra aqui.