O que precisamos saber sobre a nova variante do coronavírus?
A nova variante do coronavírus, chamada de Ômicron, foi notificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro de 2021. Os primeiros casos foram identificados na África do Sul, e no Brasil até o momento foram registrados 6 casos. Na Amazônia, as últimas informações é que não temos pessoas infectadas pela nova variante.
As vacinas são eficazes contra a variante Ômicron?
Pesquisas em andamento afirmam que as vacinas são eficazes para a variante Ômicron e auxiliam, principalmente, a reduzir contaminações e evitar casos graves.
Uma pesquisa realizada em Manaus apontou que 82,1 % dos internados na UTI por Covid-19 não completaram o esquema de vacinação contra a doença. Os dados foram alertados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, afirmou que o mundo tem “vacinas altamente eficazes” contra a Covid-19 e que o foco deveria estar em distribuí-las de forma mais ampla.
Vacina parente! Tome a dose única ou as duas doses e exija o reforço da sua dose de reforço.
ALERTA AOS PARENTES DA AMAZÔNIA!
É preciso ficar em alerta, pois muitas aldeias não possuem uma cobertura vacinal ideal para criar proteção.
Os Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEIs) como Kaiapó (PA), Rio Tapajós (PA), Alto Rio Juruá (AC), Kaiapó (MT) e Araguaia (MT) não passam dos 55% vacinados com a segunda dose.
Reforçamos aos parentes para se VACINAREM. Procurem a Unidade de Vacinação!
É fim de ano e muitos querem rever os parentes, portanto é necessário que além da vacina, continuemos os cuidados básicos como utilização de máscaras de proteção, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel.