Em reunião com Embaixadora da França em Brasília, povos indígenas denunciam situação de violência e ameaças e cobram ações do Estado Francês

Comunidade internacional demanda das instituições brasileiras respeito aos direitos dos povos indígenas e rechaça tese do marco temporal, que será julgada pelo STF

Publicada em: 24/08/2021 às 18:38

A Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, e sua equipe receberam na manhã de hoje representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib, e suas organizações regionais na residência oficial da França em Brasília. A agenda faz parte de um roteiro de encontros com missões diplomáticas organizado pela Apib para difundir internacionalmente o relato da situação de violência e ameaça sem precedentes que vivem sob o governo de Bolsonaro.

Durante a reunião, os representantes dos povos indígenas entregaram o Dossiê Internacional, lançado na semana passada pela Apib, e dialogaram sobre o conteúdo do Dossiê. O Coordenador Executivo da Apib, Kretã Kaingang relatou a trajetória da instituição e fez um apanhado geral da situação atual, que levou mais de 6 mil pessoas a se concentrarem em Brasília para exigir seus direitos.

Angela Kahyana, representante da COIAB presente na reunião, apontou que a Embaixadora demonstrou-se aberta a criar mais canais de diálogo e colaboração com os povos indígenas. Essa disposição deve se converter em medidas concretas, especialmente no que diz respeito às políticas de rastreabilidade de produtos brasileiros, pois, segundo Angela “muitos desses produtos provenientes do Brasil, principalmente soja, milho, são oriundos de áreas de conflitos, regados a sangue indígena”. Já Dourado reforçou a necessidade de a comunidade internacional reforçar seu apoio aos povos indígenas, principalmente para garantir instrumentos para a preservação dos biomas.

A agenda de encontros com representações diplomáticas seguirá até sexta-feira.