COIAB realiza Oficina de Planejamento Estratégico 2021

Evento on-line reuniu membros da coordenação executiva, coordenadores do Conselho Deliberativo e Fiscal (CONDEF), equipe e colaboradores.

Publicada em: 04/02/2021 às 02:00

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) realizou entre os dias 2 e 4 a Oficina de Planejamento Estratégico Organizacional Participativo 2021. As discussões aconteceram na plataforma Zoom, com a presença da coordenação executiva, coordenadores do Conselho Deliberativo e Fiscal (CONDEF), equipe e colaboradores.


Planejada para ser realizada de forma presencial, a oficina foi reformulada para acontecer on-line devido a pandemia. O encontro teve como objetivo debater estratégias e planejar ações e atividades que nortearão a atuação da COIAB no ano de 2021.


Angela Kaxuyana, coordenadora tesoureira da COIAB, pontuou as limitações de se fazer um planejamento on-line e sem a presença das lideranças indígenas, expressando a dificuldade de não envolver sentimentos em um contexto de enfrentamento da crise epidemiológica. “Me perguntei se vamos planejar as ações da COIAB ou vamos apenas tentar sobreviver”, relatou, emocionada, ao mencionar as constantes informações sobre falecimentos de lideranças e parentes indígenas.

A recuperação do Coordenador de Territórios e Recursos Naturais da COICA[/url], Toya Manchineri, e do ex-vice coordenador da COIAB e atual vice-prefeito de Bonfim-RR, Mário Nicácio, foram celebradas com grande alegria. Ambos enfrentaram a Covid-19 e felizmente venceram a doença. “Peguei a Covid pela segunda vez, mas tive que me manter forte, me resguardar para continuar atuando no movimento junto com os parentes”, ressaltou Nicácio.

A decisão de realizar a Oficina de Planejamento Estratégico Organizacional Participativo, mesmo em um período tão conturbado, foi mantida devido ao firme compromisso da COIAB com os povos indígenas da Amazônia.


Nara Baré, coordenadora geral da COIAB, destacou a dedicação empreendida pela equipe nas ações de enfrentamento a pandemia, realizadas desde março. “Agradeço a dedicação de cada um que trabalhou incansavelmente, sem conseguir viver seu próprio luto, para que pudéssemos mitigar os efeitos dessa crise e resistir”, finalizou.

A LUTA CONTINUA! COIAB SOMOS NÓS!