Coiab realiza formação de 280 autoridades do clima na Amazônia brasileira

Lideranças indígenas dos nove estados da Amazônia brasileira participam de formação sobre mudanças climáticas

Publicada em: 17/01/2024 às 01:00

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) através do Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi) em parceria com o Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam), e sua rede de organizações (Matpha, OPIAC, APIAM, CIR, ARPIT, FEPIPA, FEPOIMT, APOIANP, OPIROMA, COAPIMA) finaliza a formação de mais de 280 autoridades indígenas do clima dos nove estados da Amazônia em janeiro de 2024, em Santarém no estado Pará.

A formação foi dividida em três módulos dentro de territórios indígenas estratégicos para as organizações de base da Coiab. O curso Mudanças Climáticas, Carbono e REDD+ na Amazônia Indígena teve seu primeiro módulo na Terra Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima e contou com lideranças indígenas do Amazonas, Roraima e Tocantins. O segundo módulo foi realizado na Terra Indígena Katukina Kaxinawá no estado do Acre e contou com a presença de lideranças do Acre, Rondônia e Mato Grosso. O último módulo foi realizado na Terra Indígena Kumaruara, na aldeia Vista Alegre em Santarém (PA) e contou com a presença de líderes dos estados Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins. Ao total foram mais de 280 lideranças indígenas que farão parte do movimento de multiplicação da temática em seus territórios.

Dentro dos territórios indígenas da Amazônia empresas através dos chamados “Cowboys do carbono” tem aliciado lideranças para assinatura de contratos de carbono sem que as lideranças tenham conhecimento jurídico para entender sobre as consequências desses contratos. Portanto o CAFI junto ao IPAM desenvolveram o curso que visa aprimorar as habilidades das lideranças indígenas em relação às mudanças climáticas, carbono e aos mecanismos de REDD+, ao mesmo tempo em que procura compreender suas perspectivas sobre esses temas.