COIAB em parceria com a ART inicia programa de treinamento sobre REDD+ jurisdicional e o padrão TREES

O encontro busca fortalecer o conhecimento e as habilidades dos parentes indígenas para que eles tenham melhores condições para participar nos processos jurisdicionais de REDD+ em seus estados

Publicada em: 16/05/2024 às 12:05

Durante os dias 14, 15 e 16 de maio é realizado o Seminário de Nivelamento e Formação em REDD+ Jurisdicional e padrão TREES, na sede da Fundação Amazônia Sustentável em Manaus–AM. O evento é promovido pelo Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), visando formar comunicadores e advogados que vão atuar diretamente em seus territórios por todos os estados da Amazônia Brasileira.

A abertura do evento foi realizado pelo Vice-coordenador da Coiab, Alcebias Sapará, a Presidente do Conselho Deliberativo, Auricélia Arapiun, a representante Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Rosa dos Anjos e a representante da Architecture for REDD+ Transactions (ART), Lucia Madrid.

O seminário busca desenvolver as capacidades das lideranças indígenas para compreender como funciona o REDD+ Jurisdicional, e a partir dessa compreensão iniciar diálogo com os governos locais, estaduais e nacional. De maneira a garantir os direitos dos povos indígenas e das comunidades locais, além de garantir a participação efetiva na distribuição justa dos benefícios.

Workshops, debates e dinâmicas são realizados seguindo temas, como: Mudanças Climáticas, gênero e povos indígenas; contabilidade de reduções de emissões de carbono e de créditos de carbono de REDD+ jurisdicional, caminhos para a colaboração com povos indígenas, projetos aninhados e outras partes interessadas; participantes e áreas de contabilidade de carbono no padrão TREES; entre outros temas. Com palestrantes como a Sineia do Vale, Lucia Madrid e Franklin Paniagua que representavam o programa Architecture for REDD+ Transactions (ART).

Sobre REDD+ Jurisdicional

“REDD” significa a “Redução de Emissões de Desmatamento e da Degradação Florestal” e o símbolo de “+” é sobre a “conservação, manejo florestal sustentável e aumento dos estoques de carbono florestal”. Quando se fala de “REDD+ Jurisdiconal” é o incentivo a conservação das florestas e a redução das emissões de carbono causadas pelo desmatamento. O programa fomenta a conservação via remuneração pela redução das emissões de gases de efeito estufa baseada em resultados comprovados, documentados e verificados.

O evento foi realizado pela Coiab na gerência do Centro Amazônico de Formação Indígena e a Architecture for REDD+ Transactions (ART), com o apoio do Fundo Kawari, via Re: Wild.

Texto: Robson Delgado Baré

Foto: Vicente Taveira