O aplicativo Alerta Indígena COVID-19[/i], desenvolvido pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)[/url], foi uma das 30 iniciativas que receberam hoje (7) o Prêmio Empreendedor Social do Ano, promovido pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab, que neste ano destacou ações de resposta a Covid-19.
O Alerta Indígena COVID-19 apoia as ações de enfrentamento da Covid-19 entre os povos indígenas da Amazônia brasileira. Com dados do Ministério da Saúde, de lideranças e organizações de rede da COIAB e de profissionais de saúde indígena, o aplicativo mapeia o avanço da doença em um raio de 100 km ao redor da região de cada terra indígena na Amazônia. O usuário tem acesso a uma lista com todos os municípios próximos de seu território que tenham casos de coronavírus confirmados. Dessa maneira pode evitar a circulação por áreas com mais risco de contaminação e ajudar a orientar estratégias de ações e combate ao coronavírus.
Nayra Kaxuyana, assessora técnica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e responsável pelo levantamento dos casos de Covid-19 entre os povos indígenas da Amazônia, diz que aplicativo foi pensado para visibilizar e informar o impacto do coronavírus entre os nossos parentes indígenas, das cidades ou territórios. “Sabemos que a informação pode salvar vidas e, com o apoio do IPAM, desenvolvemos uma ferramenta eficiente para monitoramento e prevenção dessa doença.”
A pesquisadora do IPAM Martha Fellows, membro da equipe que trabalhou diretamente com a COIAB, destacou que o prêmio é um “reconhecimento de que a pauta de saúde indígena precisa ser tratada com urgência”. 699 indígenas morreram vítimas de Covid-19 e mais de 130 povos já foram atingidos pela doença só na Amazônia. “Por trás de cada número há uma pessoa, uma história de luto e luta que não pode ser apagada”, diz Fellows.
Baixe o app alerta indígena aqui.[/u]
–
Com informações da assessoria de comunicação do IPAM.