As intimidações não calarão nossas vozes!

Expressamos nossa solidariedade e apoio irrestrito aos líderes Sonia Guajajara e Almir Naramayoga Suruí e às nossas organizações, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Associação Metareilá

Publicada em: 01/05/2021 às 19:38

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) vem por meio desta nota expressar solidariedade e o seu apoio irrestrito aos líderes Sonia Guajajara e Almir Naramayoga Suruí e às nossas organizações, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Associação Metareilá. Em mais um ato de perseguição política e autoritarismo, o (des) governo do Presidente Bolsonaro tenta criminalizar o movimento indígena e suas lideranças.

Manifestamos nosso repúdio e desprezo com mais esse ataque ao movimento indígena, que vem incansavelmente cumprindo sua missão de denunciar e defender os direitos dos povos indígenas no Brasil. Repudiamos qualquer tentativa de calar vozes das nossas lideranças através de ameaças, intimidações e manifestações racistas. Sobretudo quando esses ataques vêm por parte do órgão federal – FUNAI, na pessoa de seu presidente, que deveria defender os direitos e promover a nossa autonomia e liberdade de expressão.

Reafirmamos aqui que continuaremos em luta, denunciando as violações dos nossos direitos. Não iremos nos intimidar pelo uso indevido do poder de polícia do Estado. Este poder, inclusive, deveria ser usado para combater as invasões dos nossos territórios e os crimes cometidos contra nossas populações e comunidades.

APIB somos nós! Seguiremos lutando pela vida, e em defesa dos nossos direitos fundamentais!

Sonia Guajajara, Almir Suruí, e demais lideranças que estão sendo intimidadas, vocês não estão sós! Somos muitos e estamos juntos nessa luta!



Manaus/AM, 1 de maio de 2021.

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)