Comunidades indígenas localizadas no Terra Indígena Parque do Tumucumaque, área que abrange o norte do estado do Pará e Amapá, receberam kits de higiene pessoal doados pelo projeto Povos Indígenas da Amazônia Contra a Covid-19 (Piaac) realizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).
A entrega das doações ocorreu no final do mês de abril pela coordenação executiva da Coiab e representantes do Unicef que estiveram na Missão Tiriyó e Bona. Com apoio da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp) e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), as doações foram distribuídas para 55 aldeias, totalizando mais de 1,5 mil kits.
“Estivemos em Missão Tiriyó e Bona, no Tumucumaque, no final do mês de abril levando os kits de higiene do projeto Piaac com o objetivo de colaborar na parte preventiva, de cuidado, para que que não haja o contágio dentro das aldeias, porque, a pandemia ainda não passou e o coronavírus continua fazendo vítimas. Com essas distribuições fechamos um ciclo do projeto, mas saímos com uma rede fortalecida para iniciarmos uma nova etapa de proteção dos nossos povos, nossos territórios, nossas crianças, jovens, mulheres, homens e anciões”, destacou a coordenadora executiva da Coiab, Nara Baré.
As doações à Missão Tiriyó chegaram a 32 aldeias levando 985 kits. Nessa região vivem 397 famílias. Já à Bona, 518 kits foram entregues a 23 aldeias onde vivem 209 famílias. O coordenador executivo da Apoianp na região do Paru D’Este comemorou as doações e destacou a importância dessas iniciativas junto às comunidades.
“Esses kits ajudarão muito as comunidades indígenas que não tem acesso até a cidade para que possam comprar suas necessidades, principalmente, nessa pandemia. Deliberamos em reunião que todas as aldeias receberiam os kits e que a distribuição seria feita pelo DSEI Norte do Pará e Amapá”, comentou.
Já a coordenadora da Apoianp na região do Oiapoque, Simone Karipuna, afirmou que o recebimento dos kits seria fundamental para garantir a higiene das famílias que vivem tanto nas comunidades, como nas cidades de Macapá e Oiapoque. “Esperamos que iniciativas como essa perdurem”, ressaltou.
O consultor de resposta humanitária no Unicef Brasil, Thiago Garcia, integrou as equipes que estiveram na Missão Tiriyó e Bona junto com a coordenação da Coiab e destacou as atividades realizadas nos últimos meses pelo projeto Piaac, ressaltando a participação da juventude indígena.
“Esse projeto teve uma série de ações e focamos, em especial, nos jovens indígenas. Dessa forma, apoiamos a Coiab no fortalecimento da rede de comunicadores indígenas que produziram materiais, informações, áudio, vídeo, texto para a apoiar a prevenção da covid-19 dentro dos territórios indígenas”.