Nos meses de março e abril de 2023, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) fez a entrega de insumos e equipamentos de saúde para seis Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEI). Todo o material é voltado para apoiar a imunização contra a COVID-19 na Amazônia. Estas entregas fazem parte de uma parceria que a Coiab iniciou com os Dseis em 2023, no âmbito do Projeto Combate ao Coronavírus e apoio às campanhas de imunização da COVID-19 em povos indígenas da Amazônia Brasileira.
Atualmente, o DSEI Alto Rio Purus (AC) e os DSEIs Manaus, Alto Rio Negro, Médio Rio Purus, Vale do Javari e Médio Solimões (AM), receberam equipamentos e materiais, como seringas, termômetros, caixas térmicas para os imunizantes, nebulizadores, entre outros solicitados pelos Distritos. Além disso, o projeto prevê o desenvolvimento de peças informativas sobre os imunizantes, como vídeos, cartilhas e materiais para as redes sociais.
O coordenador interino do DSEI Manaus, Jean Carneiro, destaca a importância da parceria com a Coiab. “Recebemos os insumos, que serão de grande valia para nós, e ainda iremos receber uma câmara para acondicionamento de imunizantes. Esse material chegou para a gente num momento especial, no mês de vacinação dos povos indígenas, em que estamos com ações específicas em Autazes e será importante para implantar a política de imunização e dar mais capilaridade às equipes”, afirma.
As ações de enfrentamento à COVID-19 desenvolvidas pela Coiab desde o início da pandemia foram diversas, desde apoio com kits de higiene, máscaras, materiais informativos, formação de comunicadores para manter as comunidades informadas e evitar o avanço de fake news, campanhas de arrecadação e campanhas informativas, até o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento dos casos.
A parceria com os DSEIs para apoio à saúde indígena e a imunização contra a COVID-19 é uma iniciativa da Coiab e contou com o generoso apoio da Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional, New Partnerships Initiative Expand e Sitawi Finanças do bem, por meio do Projeto Combate ao Coronavírus e apoio às campanhas de imunização da COVID-19 em povos indígenas da Amazônia Brasileira.