A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)[/url] e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia)[/url], lançou, nesta sexta-feira, 23/4, o podcast “Bem-Viver: Saúde Mental Indígena”. O conteúdo é resultado do curso que integra o projeto “Povos Indígenas da Amazônia no Combate à Covid-19” (Piaac), que tem como benefício social a formação técnica sobre o entendimento dos efeitos da Covid-19 e sua prevenção no âmbito da saúde mental.
De acordo com o ILMD/Fiocruz Amazônia, há décadas a fundação vem desenvolvendo diversas ações de ensino e pesquisa com povos indígenas, mas a inovação da iniciativa Piaac encontra-se no foco, dado à temática da saúde mental e na abrangência de atuação das equipes do projeto. O curso “Bem-Viver: Saúde Mental Indígena” foi voltado para a atualização de profissionais de saúde, assistência social e educação que estão diretamente envolvidos na assistência às populações indígenas.
O curso foi oferecido entre 18 de janeiro e 20 de março de 2021, via Campus Virtual Fiocruz. Constituído por cinco módulos, abrangeu aspectos relacionados à saúde mental e fatores psicossociais que já eram enfrentados pelas populações, mas que se intensificaram devido à pandemia da covid-19. Ao todo, 2.544 pessoas de todos os estados do Brasil, além da Colômbia, Reino Unido, EUA, Peru, Itália, Uruguai, Chile e Alemanha se inscreveram na formação.
O podcast está disponível na plataforma de streaming Spotify. Confira os temas dos cinco episódios:
EP01: Introdução e Módulo 1 – Práticas de autoatenção e estratégias comunitárias.
EP02: Módulo 2 – Atenção às Crianças, Jovens e Anciãos
EP03: Módulo 3 – Violências
EP04: Módulo 4 – Álcool e Drogas
EP05: Módulo V – Suicídio e povos indígenas em tempos pandêmicos