Na segunda-feira (7), indígenas do povo Manchineri e Jaminawa, dos municípios de Assis Brasil e Rio Branco (AC), reuniram-se em uma Oficina de Comunicação Online (Podcast e Spot) para língua materna Manchineri e Jaminawa. A oficina teve como objetivo preparar pontos focais dos dois povos, no intuito de produzir materiais de comunicação acessíveis sobre os cuidados e o combate ao novo coronavírus. A MATPHA (Manxinerine Tsihi Pukte Hajene) realizou a organização da oficina para a região da cabeceira do Rio Acre.
Estão sendo desenvolvidos materiais informativos sobre o novo coronavírus nas línguas indígenas, com informações sobre sintomas e prevenção, democratizando o acesso a informação sobre essa crise sanitária mundial.
Esta iniciativa faz parte do “Plano de Ação Emergencial de combate ao avanço ao Coronavírus e de tratamento entre os Povos Indígenas da Amazônia Brasileira”, construído pela Coiab com sua rede de organizações de base, com apoio da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA)[/url].
Por Alana Manchineri, comunicadora indígena