Durante os dias 05 e 06 de abril, aconteceu em Brasília–DF, o Seminário “Territórios em luta: O desafio das autodemarcações na Amazônia Indígena”, reunindo lideranças de oito territórios envolvidos nos projetos que a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) executa: Garantindo os Direitos Territoriais dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira e Iniciativa de Terras Indígenas. O encontro teve como objetivo um diálogo sobre os desafios, enfrentamentos e importância da autodemarcação dos territórios indígenas da Amazônia Brasileira.
Territórios como Ituná-Itatá , Kapyra-Kanakury, Kaxuyana-Tunayana, Riozinho do Iaco, Taquaritiua abarcados pelos Projeto Garantindo os Direitos Territoriais dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira e as Terras Indígenas: Awá-Canoeiro, Tapaiuna e Wajuru beneficiado pelo Projeto Iniciativas de Terras Indígenas abrigam mais de 15 povos indígenas em seus diferentes territórios, e debater sobre os desafios envolta a demarcação de seus territórios.
O evento contou com a participação do Coordenador Geral da Coiab, Toya Manchineri, o Vice-coordenador Alcebias Sapará, a Diretora Executiva do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira – Podáali, Valéria Paye, Aurélio Viana e Robervone Nascimento, representando a The Tenure Facility e Emerto Tuesta, representando a instituição Indian Law.

Povo Tapaiuna em abertura do Seminário. Foto: Kaiti Topramre. Brasília – DF, abril de 2025
A programação conteve painéis e debates em torno das atividades de cada gerência da Coiab é reponsável pelos respectivos projetos como A Gerência de Povos Indígenas Isolados e Recente Contato (GPIIRC), Gerência de Monitoramento Territorial Indígena (GEMTI), Gerência de Comunicação, Gerência de Projetos e Assessoria Jurídica.
Carol Santana, convidada pela assessoria jurídica da Coiab falou com os participantes sobre direitos constitucionais dos povos indígenas garantidos na constituição de 1988, na oportunidade tirou dúvidas dos participantes acerca do tema. Ykaruni Nawa, jornalista e fundador da Articulação Articulação Brasileira de Indígenas Jornalistas (Abrinjor) também esteve presente para conversar sobre como a comunicação é essencial para a garantia de direitos territoriais.
O Coordenador Geral da Coiab, Toya Manchineri afirma “Esses projetos servem para o empoderamento das lideranças no território, fortalecendo o Fundo Indígena da Amazônia Brasileira – Podáali, assim também implementamos as políticas dos povos indígenas dentro dos territórios e caminhamos para as atividades de autodemarcação dos territórios”.