No próximo dia 17 de novembro, Marciely Ayap Tupari, Coordenadora Secretária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), participará do evento Global Citizen Now, que acontecerá no Rio de Janeiro. Marciely será uma das palestrantes no painel “Defendendo a Amazônia: Liderança Indígena e Responsabilidade Global”, que colocará em evidência a importância da Amazônia para o sistema climático mundial e a biodiversidade.
O painel debaterá estratégias para interromper o desmatamento até 2030 e destacará a relevância da liderança indígena na proteção dos territórios e na luta pela conservação do meio ambiente. Além de Marciely Tupari, também irão compor a discussão a deputada federal, Célia Xakriaba, do povo Xakriabá, o vice-presidente de Relações Governamentais e Políticas Públicas para Mercados Emergentes do Google, Doron Avni e a Ursula Van der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
Para Marciely, a presença das lideranças indígenas no evento é fundamental para dar voz às realidades vividas por aqueles que estão na linha de frente da defesa da floresta. “Nós, enquanto povos indígenas da Amazônia, já fazemos e buscamos cada vez mais fazer ações para proteger a Amazônia. Seja na luta pela demarcação dos territórios, na proteção das pessoas que são os defensores da floresta ou na busca de alternativas econômicas para que os nossos parentes possam trabalhar com produções indígenas, respeitando a natureza. Tudo isso é uma forma da gente mostrar nossos conhecimentos tradicionais e o que a gente já vem fazendo em prol da Amazônia, de mostrar que a Amazônia tem um potencial muito grande também nessa questão de sustentabilidade”, reflete.
Marciely também reflete sobre a importância da presença da Coiab, a única organização indígena convidada para compor o painel, ressaltando sua contribuição para amplificar as vozes dos povos indígenas e destacar os desafios que enfrentam na Amazônia. Em um contexto de mudanças climáticas extremas, como estiagens prolongadas e queimadas, além de outras formas de violência, como o desmatamento e a invasão de territórios, a participação ativa das lideranças indígenas torna-se ainda mais crucial para chamar a atenção global para essas questões urgentes. “É fundamental contextualizar o que ocorre em nossa região e dar visibilidade aos impactos que afetam principalmente nossos parentes indígenas”, afirma.
Em meio a isso, Marciely também destaca que, ao abordar as estratégias de proteção da Amazônia e dos povos que nela habitam, é crucial incluir a questão dos povos indígenas em isolamento voluntário, que continuam a viver de maneira autônoma. Ela ressalta que, enquanto líderes indígenas, especialmente à frente de organizações, é imprescindível colocar no centro da discussão a proteção da Amazônia e a demarcação dos territórios como medidas fundamentais para garantir a segurança dessas comunidades. “Nós, enquanto indígenas, especialmente à frente de organizações, precisamos pautar que a proteção da Amazônia passa pela demarcação dos territórios e pela proteção dos parentes que vivem em isolamento. Eles são diretamente impactados pela questão climática, e muitas vezes nem sabem o motivo das alterações climáticas que estão vivenciando”, afirma.
O painel também discutirá compromissos políticos e financeiros essenciais para garantir que a Amazônia continue sendo um sumidouro de carbono e um patrimônio cultural para milhões de pessoas. Entre as estratégias destacadas por Marciely está o Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira, o primeiro mecanismo de abrangência amazônica para captação e redistribuição de recursos a povos e organizações indígenas. Criado para apoiar projetos que reforçam a autodeterminação, valorizam culturas e modos de vida e promovem a sustentabilidade, o Podáali visa fortalecer a gestão autônoma de territórios e recursos naturais pelas próprias comunidades indígenas.
A participação de Marciely Ayap Tupari no evento Global Citizen Now faz parte de uma série de incidências políticas que a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e suas organizações de base têm realizado, tanto em eventos nacionais quanto internacionais. Essas iniciativas têm o objetivo de ampliar as vozes dos povos indígenas e destacar suas lutas no cenário global. Recentemente, a Coiab também esteve presente na Semana do Clima de Nova York, na COP da Biodiversidade e, atualmente, está participando da COP 29, em Baku, no Azerbaijão.
Global Citizen Now
O evento Global Citizen Now, em sua primeira edição na América Latina, ocorre às vésperas da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20, refletindo as prioridades da presidência brasileira do grupo, como o combate à fome e à pobreza e o enfrentamento das mudanças climáticas. A conferência reunirá outras figuras de destaque, como a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a deputada federal Célia Xakriabá, além de líderes globais como Ursula Van der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul.
A programação poderá ser acompanhada ao vivo pelos canais do YouTube da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Global Citizen, conectando um público internacional aos temas urgentes que cercam a proteção da Amazônia e a liderança indígena no cenário ambiental.