Indígenas do povo Yanomami recebem kits de prevenção à Covid-19

Quatro comunidades em São Gabriel da Cachoeira (AM) foram beneficiadas com 300 kits de higiene contendo produtos de prevenção ao novo coronavírus

Por:

Publicada em: 16/02/2021 às 02:00

Neste domingo (14), foram entregues 300 kits de higiene para prevenção à Covid-19 nas comunidades indígenas de Maturacá, Ariabú, Auxiliadora e Santa Maria, do povo Yanomami, localizadas na região do Parque Nacional do Pico da Neblina, próximo ao município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. A distribuição é uma ação do projeto Povos Indígenas da Amazônia Contra a Covid-19 (PIACC).

Os kits contendo hipoclorito de sódio, barras de sabão grosso, escovas e pastas de dente, máscaras, detergentes e sabonetes, beneficiaram 11 famílias da comunidade Santa Maria, 149 famílias em Maturacá, 10 famílias de Auxiliadora e 150 famílias em Ariabú. O objetivo do projeto é que, até o fim de março de 2021, mais de 35 mil kits sejam distribuídos em comunidades nos estados do Acre, Roraima, Amazonas e Pará, a fim de mitigar os impactos da Covid-19 entre os povos indígenas.

O povo Yanomami sofre gravemente os impactos do novo coronavírus. De acordo com o último Monitoramento da Covid-19 na Terra Indígena Yanomami, feito pela Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana, foram registrados 1.641 casos confirmados e 30 suspeitos. Ainda segundo o boletim, atualizado em 1º de fevereiro, foram confirmados 16 óbitos e 14 mortes suspeitas desta doença.

Projeto PIACC
Com financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID)[/url], o projeto PIACC é uma colaboração tríplice entre a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)[/url] e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia)[/url].

Além da distribuição dos kits de higiene, o projeto prevê a entrega de 433 totens com álcool em gel para organizações e espaços públicos indígenas. Outro braço do projeto é a produção e disseminação de informações sobre prevenção à Covid-19 em diferentes formatos e línguas indígenas. Os materiais informativos visam o protagonismo da rede de jovens comunicadores, composta por 31 jovens dos nove estados da Amazônia Brasileira, representantes de organizações de base da COIAB. Os registros fotográficos da ação entre os Yanomami são de Valdemar Lins, jovem comunicador indígena do projeto PIACC.

As ações para mitigação dos impactos da Covid-19 nestas comunidades também incluem a promoção de saúde mental e apoio psicossocial, por meio de curso de formação em ambiente virtual para profissionais que atuam diretamente na assistência das populações indígenas, e a proteção de adolescentes e crianças indígenas, por meio de oficinas de mobilização para desenvolvimento de estratégias de proteção baseadas em cada comunidade.

Amazônia Brasileira
A partir de dados de organizações indígenas, e com base em boletins e notas da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), a COIAB estima que até o momento a Covid-19 atingiu 142 povos da Amazônia Brasileira. Dados levantados até o dia 11 de fevereiro deste ano mostram 784 casos suspeitos, 34.529 casos confirmados e 783 falecimentos em decorrência do novo coronavírus.