Guerreir@s digitais: jovens comunicadores em defesa dos direitos indígenas

Publicada em: 10/09/2020 às 02:00

O curso Guerreir@s Digitais irá oferecer aos estudantes conhecimento das ferramentas para produção e divulgação de materiais de comunicação, permitindo-lhes a exposição da real situação de suas bases, organizações e instituições por uma ótica propriamente indígena.

Irão participar deste curso 30 estudantes indígenas do Amapá, Pará e Mato Grosso, todos indicados pelas federações e /ou redes indígenas de seus estados.

Além da formação, o projeto propõe a reflexão sobre o desafio de constituir uma rede de comunicadores indígenas que atue em defesa dos direitos dos povos originários.

O curso será realizado na modalidade de ensino à distância, por meio de uma plataforma virtual para oferta de conteúdos técnicos, vídeo aulas, encontros virtuais, tutoria e fóruns de debate etc.

Os/as estudantes serão convidados/as a assistir vídeos e a realizar leituras, porém o mais importante será a participação de cada um e cada uma. Isso porque a metodologia de estudos privilegia a ação prática e a valorização de saberes, conhecimentos e interesses dos e das participantes do projeto.

Assim, a cada etapa, os/as participantes deverão compartilhar os resultados de suas reflexões e produções. O trabalho em grupo também será bastante estimulado. Esse processo será conduzido de modo a fortalecer a autoestima e a autoconfiança dos cursistas e será conduzido por mediadores cuja função é dar suporte para que o/a estudante possa construir, desenvolver o conhecimento, a autonomia e a participação colaborativa.

O curso é uma iniciativa da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA), Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP) e Coordenacão das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), com o apoio da The Nature Conservancy (TNC)[/url]. A produção é do Coletivo 105[/url] e Wariu.


Conteúdo do curso

As aulas são espaços de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade e de confronto e troca de experiências. O objetivo é oferecer condições para que as experiências de produção sejam aplicadas de imediato. Ou seja, ao final de cada modulo, o/a estudante já será capaz de realizar produções autorais.

O curso terá duração de até 6 meses e está dividido em 8 módulos, que deverão ser cumpridos sequencialmente.


MÓDULO 1: Introdução à Comunicação
Teoria geral da comunicação. Ética na comunicação

MÓDULO 2: Etnomídia
O comunicador indígena e a comunicação como ferramenta de luta.

MÓDULO 3: Introdução à fotografia
Princípios gerais da linguagem fotográfica.

MÓDULO 4: Audiovisual
Produção audiovisual para redes e mídias sociais.

MÓDULO 5: Podcasts
Princípios básicos para a produção de podcasts.

MÓDULO 6: Design gráfico
Aspectos básicos para a produção de leiautes de publicações

MÓDULO 7: Redes e mídias sociais
Aspectos estratégicos do uso das redes e mídias sociais e suas linguagens. Segurança nas redes sociais.

MÓDULO 8: Jornalismo digital
Produção de texto para mídias e redes sociais.