Nesta segunda-feira (17), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) oficializou a entrega da doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Purus, no Acre. Frente ao crescente avanço da Covid-19 nos territórios indígenas do estado, a COIAB com sua rede de parceiros articulou a aquisição de máscaras N95, jalecos e luvas para as equipes de saúde que têm trabalhado no combate ao novo coronavírus. Segundo dados levantados até o dia 14 de agosto, a COIAB registrou no Acre 1.522 casos confirmados do covid-19 em indígenas, e um total de 24 falecimentos pela doença. Já são 12 povos indígenas atingidos no estado.
Estiveram presentes no ato de entrega o membro do comitê orientador da COIAB, Toya Manchineri, Carla Niciani, coordenadora do DSEI Alto Rio Purus, Francisco Apurinã, assessor indígena no DSEI, Silvania Amaral, chefe da divisão de atenção à saúde indígena, e José Ribamar Filho, analista técnico de políticas sociais do DSEI.
Para Toya Manchineri, “é preciso unir forças para combater esse vírus nos territórios indígenas, e a COIAB tem feito esforços de articular ações como essa”. A coordenadora distrital Carla Niciani explicou que “essa é apenas uma parte do material que foi doado pela Coiab, pois a outra parte já foi encaminhada para os municípios de Assis Brasil, na fronteira do Acre com o Peru, e Extrema, em Rondônia”.