Na manhã do dia 21 de outubro, foi realizada a inauguração da Maloca Amazônica na Zona Verde da 16ª Conferência das Partes sobre a Conferência da Diversidade Biológica (COP 16 da CDB), em Cali, na Colômbia. O espaço é organizado pela Organización Nacional de los Pueblos Indígenas de la Amazonía Colombiana (OPIAC), visando reunir as lideranças indígenas da Bacia Amazônica e debater pautas que envolvem os direitos dos povos indígenas com a perspectiva da biodiversidade.
Na ocasião, o presidente da OPIAC Oswaldo Muca Castizo afirmou: “Representamos 64 povos indígenas que vivem na Amazônia colombiana, são oito povos em isolamento voluntário. Nossa missão é proteger os territórios, nós estamos em contato a natureza e somos os que mais estão vivendo conforme o tema da COP16, ‘Paz com a natureza’. Nós somos fundamentais para salvar e ajudar a resgatar a natureza”.
A representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) na Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), Angela Kaxuyana, revelou suas expectativas para a COP 16. “Estamos com muitas expectativas positivas, pois quando a gente escuta as autoridades falando do compromisso com os modos de vida dos povos indígenas, e com isso saímos do discurso para a prática. Que os demais governos da Bacia Amazônica reconheçam o papel fundamental que os povos indígenas têm para preservação e manutenção da biodiversidade”.
As organizações de base da Coiab, como Articulação dos Povos Indígenas do Amazonas (APIAM), Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA), Conselho Indígena de Roraima (CIR), Coordenação Das Organizações e Articulações Dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA), MATPHA (Movimento Indígena do Acre) e também Articulação dos Povos do Brasil (APIB) e a Co-presidência do Caucus Indígena, estiveram presentes na inauguração da Maloca, sendo o primeiro evento com a presença da delegação da Amazônia Brasileira, onde juntos prestigiaram o evento da organização parceira e vizinha OPIAC.
Na Moloca também ocorrerá debates que a Coiab estará presente. A programação da COP16 pode ser acessada aqui
A participação da Coiab na COP 16 é viabilizada por meio da parceria com a Hivos, por meio da iniciativa Vozes pela Ação Climática Justa – VAC, e conta ainda com o apoio do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira (Podáali), Greenpeace Brasil, WWF, Unicef, WCS, Fossilfueltreaty, 350.org, Ford Fundation e Fundo Brasil.
Fotos: Kaiti Topramre