COIAB se reúne com representantes da COICA para falar sobre Congresso Extraordinário de Unidade

Por:

Publicada em: 25/07/2024 às 16:08

Em reunião realizada nesta quinta-feira (25), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) avançaram em tratativas necessárias para garantir o Congresso Extraordinário de Unidade da COICA, reivindicado pela maioria dos países de base da organização.

No encontro, a membro da COICA, Fany Kuiru Castro, se comprometeu a convocar, no próximo 02 de agosto de 2024, uma reunião do Conselho de Coordenadores da COICA (CCC), para definir a data de realização do Congresso Extraordinário de Unidade. A Coiab se comprometeu a apoiar a realização do evento.

O coordenador-geral da COIAB, Toya Manchineri e a coordenadora-secretária, Marciele Tupari, receberam os membros da COICA, Fany Kuiru Castro e Marco Martínez. Participaram da reunião a representante da COIAB na COICA, Angela Kaxuyana, o coordenador executivo da Apib, Kleber Karipuna, a gerente do Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi), Gracinha Manchineri, a assessora jurídica da Coiab, Kari Guajajara, e a Secretaria Executiva da COIAB Lilian Tupinambá e Vinicius Calouro.

“Para a Coiab, a COICA é muito importante como uma unidade de organizações indígenas da Bacia Amazônica. A meu ver, somente através de um congresso eletivo, podemos trabalhar e caminhar juntos. Queremos que o congresso seja de unidade e tenha segurança jurídica, chegando a um denominador comum onde todos os países possam indicar seus representantes”, afirmou o coordenador Toya Manchineri.

A COICA é uma organização indígena de convergência internacional que busca orientar povos e organizações indígenas dos nove países da bacia amazônica. A COIAB é a representante da Amazônia Indígena brasileira na COICA.

Texto: Valdeniza Vasques

Imagem: Vicente Buya