Coiab participa de atividades na Terra Indígena Krahô-Kanela em Tocantins

Além da inauguração de uma base de fiscalização e combate ao fogo, representantes da coordenação participaram de debates sobre demarcação da TI e feiras de exposição

Publicada em: 01/07/2021 às 10:26

Indígenas do povo Krahô-Kanela, em Tocantins, inauguraram na manhã de segunda-feira (28) a Base de Vigilância, Fiscalização, Proteção e Combate ao Fogo Pãre Jõ Pykati, na terra indígena Krahô-kanela. A base foi construída com o apoio da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Além da inauguração, a programação incluiu ainda a exposição de frutos da roça e debates sobre o encerramento do processo de conclusão da TI Krahô-Kanela.

A gerente de projetos da Coiab, Mariazinha Baré, e o assessor técnico da coordenação, Avanilson Karajá, participaram das atividades. Durante a inauguração Mariazinha falou sobre a importância da articulação dos povos indígenas para o fortalecimento das comunidades.

“Esse é um projeto que temos enquanto coiab, um projeto de prevenção do fogo ilegal na Amazônia, esse projeto também está beneficiando o povo Krahô kanela, estamos feliz enquanto a coiab, por está vindo ao território para conhecer de perto a realidade” destacou Baré.

O presidente da Associação Indígena Apoinkk, Wagner Katamy Krahô-Kanela, explicou que a base é fundamental para a proteção territorial e também para a produção sustentável do povo Krahô.

“Essa base vai trabalhar a proteção do território Krahô-kanela no combate e proteção contra as queimadas dentro dos nossos territórios, e ao mesmo tempo vai vim trabalho de sustentabilidade para o nosso povo, como criação de abelha, de peixe e reflorestamento” pontuou o líder Krahô-Kanela.