Coiab assina carta direcionada ao presidente dos EUA Joe Biden

Por:

Publicada em: 22/04/2021 às 17:17

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) encaminhou uma carta ao presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, onde expressa a sua preocupação com aumento das violações dos direitos dos povos indígenas, principalmente, em relação às invasões de terra indígenas e ao desmatamento florestal, agravados durante a pandemia da Covid-19.

No documento, a COIAB solicita ao governo dos EUA que utilize da sua diplomacia para sensibilizar e pressionar o governo Brasileiro a cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para adoção de medidas efetivas que possam frear o avanço da Covid-19 entre os povos indígenas.

Assinado pela COIAB e pela Indian Law Resource Center, o documento reúne uma série de denúncias relacionadas aos casos de invasões em terras para mineração e grilagem, além das agressões aos povos indígenas e a propagação do vírus da Covid-19, inclusive nos povos isolados e de recente contato. A carta destaca ainda a ausência de medidas protetivas efetivas por parte do Governo Federal, que por sua vez, estimula as invasões de terras para exploração.

A coordenação da COIAB ressalta que a carta não é um pedido de interferência aos EUA, mas sim, um pedido para que o governo americano possa usar sua diplomacia junto ao governo Brasileiro. Dois pontos ganham destaque na carta: que seja levado em consideração a proteção dos direitos dos povos indígenas e a solicitação para o aumento da proteção das terras indígenas e da floresta tropical na Amazônia brasileira com a proposta de ajudar a alcançar as metas de mudanças climáticas propostas pelos EUA.

A carta finaliza ressaltando que as violações aos direitos dos povos indígenas, bem como a destruição da floresta Amazônica, não devem ser recompensadas com impunidade. E que a COIAB aguarda uma oportunidade para um encontro com os representantes do governo americano para discutir alternativas de colaboração para ajudar a deter os ataques aos povos indígenas e ao desmatamento na Amazônia Brasileira.