Ciência, cuidado e política são debatidos no 2º Encontro de Formação de Mulheres da Rede Coiab

Por: Valdeniza Vasques

Publicada em: 22/04/2025 às 11:46

Temas como política de cuidados, trabalho e ciências indígenas foram abordados no 2º Encontro de Formação de Mulheres da Rede Coiab, que reuniu 20 mulheres da Amazônia brasileira com o objetivo de fortalecer a luta das parentas e ampliar o acesso às políticas públicas. O encontro, promovido pelo Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi), ocorreu entre os dias 2 e 6 de abril, em Brasília, antes do Acampamento Terra Livre (ATL).

O encontro faz parte da estratégia da Coiab para incentivar formações sobre gênero, povos e diversidades indígenas para suas nove organizações estaduais de base e a União de Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab). Participaram também do encontro mulheres representantes dos conselhos fiscal e deliberativo da Coiab.

Foto: Rafael Melgueiro

Ao longo do evento, as mulheres revisaram as discussões e avanços conquistados desde a primeira edição do encontro de formação, realizado em 2024. As lideranças compartilharam suas experiências e vivências nos territórios, lutas e desafios. Foi feita uma análise de conjuntura sobre as últimas eleições municipais e o que desejam para as próximas eleições em 2026.

A rotina de cuidado das mulheres com a família, a casa, o trabalho e consigo mesmas foi tema de conversa, gerando reflexões como: o que é cuidado? O que devemos olhar quando pensamos em política de cuidados? Quem cuida das cuidadoras? Discussões sobre economias e ciências indígenas também marcaram o evento.

Foto: Valdeniza Vasques

O curso recebeu a visita da presidente da Funai, Joenia Wapichana, que falou às mulheres sobre avanços e oportunidades do órgão para as mulheres indígenas.

Ao final do encontro, as mulheres elaboraram uma carta com contribuições e demandas para uma nova sociedade do cuidado como horizonte para inclusão com equidade de gênero com os povos indígenas. Leia o documento completo aqui.

O 2º Encontro de Formação de Mulheres da Rede Coiab foi uma realização da Coiab, por meio do Cafi, com o apoio do FIMI, GIZ, 350.org, Cese, EDF, FASE, Unicef e Instituto Amazônia Açu.

Foto de capa: Rafael Melgueiro