Brigada indígena de combate a incêndio florestal do povo Kraho-Kanela recebe equipamentos da Coiab

Em 2023, ações de combate ao fogo iniciam no primeiro semestre na Terra Indígena Kraho-Kanela, no Tocantins

Publicada em: 31/03/2023 às 01:00

Neste mês de março, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), entregou equipamentos de proteção individual e combate ao fogo para a Brigada Indígena Krahô-Kanela, em parceria com a Re:Wild.

As Brigadas Indígenas são grupos que variam de 15 a 30 componentes, dedicadas a realizar ações de educação ambiental, prevenção e combate ao fogo. fundamentais para combater os incêndios florestais nos territórios indígenas, evitando a destruição do território pelo fogo não controlado.

Os impactos causados pelas queimadas são extensos, indo desde a perda da vegetação e vida animal, até a extinção de fontes de água. Nesse sentido, as brigadas indígenas atuam realizando atividades de Manejo Integrado do Fogo, acompanham o fogo tradicional, que acontece antes que a comunidade coloque as roças, fazem queimas prescritas – para redução de vegetação combustível, como capim seco, e realizam o combate ao fogo.

Um dos desafios é manter esses grupos de brigadistas equipados para combater o fogo e proteger os territórios, e por isso, a Coiab, em parceria com a Re:Wild, adquiriu e enviou equipamentos e EPIs para a Brigada Indígena Krahô-Kanela. Foram adquiridos bombas costais, abafadores, sopradores, motobomba, óculos de proteção, camisas, bonés, botas de segurança, mochilas impermeáveis para mantimentos, facões, barracas, colchonetes e redes.

“A Associação do povo indígena Krahô-Kanela – APOINKK, juntamente a Aldeia Catàmjê, agradece muito o apoio da Coiab, esses EPIs e equipamentos vão nos ajudar muito na proteção e combate ao fogo na Terra indígena Krahô-Kanela no estado do Tocantins”, comenta Wagner Krahô-Kanela, integrante da Brigada.

Estes equipamentos auxiliarão os brigadistas para a proteção de seus territórios, combatendo as queimadas que tem aumentado ano a ano nesta região. A Coiab tem buscado ampliar a rede de parceiros para apoiar as brigadas indígenas da Amazônia Brasileira, que trabalham anualmente para evitar e controlar o fogo nas terras indígenas.