Um barco com kits de higiene e limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) partiu, neste domingo (23), do porto de Manaus para atender às populações indígenas do Médio e Alto rio Solimões, no Amazonas.
Serão distribuídas mais de 1750 caixas contendo produtos como detergente líquido, desinfetante, sabão em barra, sabonete, creme dental, álcool em gel, além de 10 mil máscaras de tecido e cartilhas com orientações sobre a prevenção da Covid19.
A ação, realizada em uma parceria entre Coiab, Greenpeace Brasil[/url] e Unicef Brasil[/url], irá beneficiar os diversos povos que vivem nos municípios de Tefé, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga.
No barco, também estão sendo levados equipamentos e materiais para a instalação das enfermarias de campanha, também chamadas de Unidades de Atenção Primária Indígena (UAPI), na parceria com a Expedicionários da Saúde.
As doações serão distribuídas para as comunidades através das organizações indígenas de base da Coiab na região: União dos Povos Indígenas do Médio Rio Solimões e Afluente (UNIP-MRS), Organização Ngutapa do Alto Solimões (ONASOL), Coordenação Geral da Tribo Tikuna (CGTT), Organização Geral dos Caciques das Comunidades Indígenas do Povo Kokama (OGCCIPK/Tabatinga e Benjamin Constant) e União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA).
Esta iniciativa faz parte do “Plano de Ação Emergencial de combate ao avanço ao Coronavírus e de tratamento entre os Povos Indígenas da Amazônia Brasileira”, construído pela Coiab com sua rede de organizações de base, desde o inicio da pandemia da Covid19, em março de 2020.
Seguiremos na luta pela vida dos nossos parentes!
Apoio emergencial rumo ao Solimões
Por: