Nota – Justiça por Gabriel Ferreira Wapichana

Por: Coiab

Publicada em: 11/02/2026 às 17:20

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Gabriel Ferreira Rodrigues, do povo Wapichana. Ao mesmo tempo em que lamentamos a partida precoce de um jovem indígena, também exigimos que os órgãos competentes tomem providências imediatas para elucidar o caso, e que os autores sejam responsabilizados.

Gabriel estava desaparecido desde o dia 1º de fevereiro e foi encontrado sem vida na última terça-feira (10). A morte de uma jovem liderança indígena é sempre um abalo, não só para sua família e comunidade, mas também para todo o movimento indígena. Quando essa perda é cercada de violência, ela aponta para o trágico e revoltante cenário de crimes contra a vida de indígenas que persiste até hoje.

Este crime não pode ficar impune. A Coiab seguirá vigilante, acompanhando o caso por meio de sua Assessoria Jurídica Indígena, na luta por justiça e em respeito à vida e memória de Gabriel.

Quem foi Gabriel Ferreira 

Gabriel Ferreira Rodrigues era indígena do povo Wapichana, da região do Ajamari, do estado de Roraima. Aos 28 anos de idade, tinha uma trajetória de compromisso com a proteção territorial e com o fortalecimento das organizações indígenas.

Gabriel atuou como coordenador regional da juventude de Amajari, foi comunicador da Rede Wakywaa e secretário regional das lideranças de Amajari. Foi formado como Agente de Monitoramento do Projeto Redes Indígenas da Amazônia e representou sua etnorregião na oficina do Monitorgati, realizada no Território Indígena Araçá, contribuindo ativamente para a defesa dos territórios e para a formação de novas lideranças.

Sua partida deixa um vazio entre familiares, amigos e em toda a rede do movimento indígena de Roraima e da Amazônia. Que sua dedicação à luta pelos direitos dos povos indígenas siga como exemplo e inspiração.

A Coiab se solidariza com a família, com o povo Wapichana e com todas as comunidades que compartilharam sua caminhada. Sua luta será sempre lembrada!