Organizações unem forças para incentivar vacinação entre povos indígenas

Sensibilização, por meio de vídeo com depoimento de lideranças, será divulgada nas redes sociais da COIAB e da ACT-Brasil

Por:

Publicada em: 02/02/2021 às 22:10

A partir de depoimentos de lideranças indígenas que já foram vacinadas, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Amazon Conservation Team – Brasil (ACT-Brasil) e o Centro de Medicina Indígena Bahserikowi’i uniram forças para produzir vídeo que incentiva a vacinação nas aldeias e comunidades de povos das mais diversas etnias.

O objetivo do material é combater as fake news (notícias falsas) e matérias sensacionalistas que estão sendo amplamente divulgadas, fazendo com que muitos indígenas fiquem com medo, dúvidas e acabem não tomando a vacina.

“Nós, COIAB, acompanhamos e vivemos de perto o luto e a luta que os povos indígenas enfrentam no meio desta pandemia. Mais do que nunca, precisamos nos unir para sobreviver, e, neste momento, precisamos que a vacinação chegue a todos nós”, ressaltou a coordenadora-geral da COIAB, Nara Baré.

O vídeo traz os depoimentos de Vanda Ortega (Witoto) – primeira mulher indígena e profissional de saúde vacinada no Amazonas; João Paulo Barreto (Tukano) – fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi’i; Demétrio Amisipa Tiriyó (Tiriyó), enfermeiro e coordenador da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp); Nilcélio Rodrigues (Jiahui), coordenador secretário da COIAB; e Kelliane Wapichana (Wapichana), assessora do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

“Após 10 meses de pandemia e de muitas vidas perdidas, nós da ACT-Brasil recebemos com esperança a chegada da vacina, mas ao mesmo tempo com extrema preocupação a ação de setores da sociedade ‘negacionistas’, empenhados em espalhar notícias falsas sobre a capacidade de imunização das vacinas e de seus efeitos colaterais”, afirmou Luiz Claudio Lopes, diretor executivo ACT-Brasil.

“Este vídeo é parte de um esforço contínuo juntos aos nossos parceiros, com o objetivo de contribuir com o esclarecimento das informações e imunização de toda a população indígena”, acrescentou.

A ação em parceria com a ACT-Brasil faz parte do Plano de Ação Emergencial de Combate ao Avanço do Coronavírus e de Tratamento entre os Povos Indígenas da Amazônia Brasileira, elaborado pela COIAB e sua rede de organizações desde março de 2020. O plano reúne uma série de ações que visam diminuir os impactos da pandemia entre os povos indígenas.

Assista o vídeo no Canal da COIAB YouTube.