A partir de depoimentos de lideranças indígenas que já foram vacinadas, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Amazon Conservation Team – Brasil (ACT-Brasil) e o Centro de Medicina Indígena Bahserikowi’i uniram forças para produzir vídeo que incentiva a vacinação nas aldeias e comunidades de povos das mais diversas etnias.
O objetivo do material é combater as fake news (notícias falsas) e matérias sensacionalistas que estão sendo amplamente divulgadas, fazendo com que muitos indígenas fiquem com medo, dúvidas e acabem não tomando a vacina.
“Nós, COIAB, acompanhamos e vivemos de perto o luto e a luta que os povos indígenas enfrentam no meio desta pandemia. Mais do que nunca, precisamos nos unir para sobreviver, e, neste momento, precisamos que a vacinação chegue a todos nós”, ressaltou a coordenadora-geral da COIAB, Nara Baré.
O vídeo traz os depoimentos de Vanda Ortega (Witoto) – primeira mulher indígena e profissional de saúde vacinada no Amazonas; João Paulo Barreto (Tukano) – fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi’i; Demétrio Amisipa Tiriyó (Tiriyó), enfermeiro e coordenador da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp); Nilcélio Rodrigues (Jiahui), coordenador secretário da COIAB; e Kelliane Wapichana (Wapichana), assessora do Conselho Indígena de Roraima (CIR).
“Após 10 meses de pandemia e de muitas vidas perdidas, nós da ACT-Brasil recebemos com esperança a chegada da vacina, mas ao mesmo tempo com extrema preocupação a ação de setores da sociedade ‘negacionistas’, empenhados em espalhar notícias falsas sobre a capacidade de imunização das vacinas e de seus efeitos colaterais”, afirmou Luiz Claudio Lopes, diretor executivo ACT-Brasil.
“Este vídeo é parte de um esforço contínuo juntos aos nossos parceiros, com o objetivo de contribuir com o esclarecimento das informações e imunização de toda a população indígena”, acrescentou.
A ação em parceria com a ACT-Brasil faz parte do Plano de Ação Emergencial de Combate ao Avanço do Coronavírus e de Tratamento entre os Povos Indígenas da Amazônia Brasileira, elaborado pela COIAB e sua rede de organizações desde março de 2020. O plano reúne uma série de ações que visam diminuir os impactos da pandemia entre os povos indígenas.
Assista o vídeo no Canal da COIAB YouTube.
Organizações unem forças para incentivar vacinação entre povos indígenas
Sensibilização, por meio de vídeo com depoimento de lideranças, será divulgada nas redes sociais da COIAB e da ACT-Brasil
Por: