No vídeo, o médico indigenista Calebe Monteiro Borba, atuante no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará, apresenta uma destas UAPIs que acabam de ser instaladas na aldeia. A sua estrutura é composta por: concentrador de oxigênio, cilindro de 50 ml de oxigênio, acessórios de oxigenoterapia, Kit de válvulas e fluxometros, gerador a diesel, colchão inflável e Kit EPI.
Os diversos povos desta região (Akuriyó, Aparai, Aramaso, Aturai, Inkarïnyana, Kahyana, Arimisana, Katxuyana, Maraso, Okomoyana, Pïrëuyana, Sakëta, Tiriyó, Tunayana, Txikïyana, Wayana, entre outros) estão agora mais preparados para enfrentar a pandemia da Covid19.
Através do apoio da WWF Brasil[/url], a Coiab, juntamente com sua rede de parceiros, Expedicionários da Saúde[/url], Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena[/url] e Greenpeace Brasil[/url], pretende instalar ao todo 64 UAPIs nos nove estados Amazônia.
Seguiremos na luta pela vida dos nossos parentes!
Unidades de Atenção Primária Indígena – UAPI
Unidades de Atenção Primária Indígena (UAPIs) são instaladas nas Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Paru D`este, nos estados do Pará e Amapá.
Por: